São objetivos da Resposta Social a promoção da:
- valorização pessoal do individuo;
- qualidade de vida nas suas diferentes dimensões;
- participação plena e efetiva na sociedade.
Dadas as diferentes características dos clientes, estes foram divididos em três grupos de trabalho com objetivos diferenciados entre si:
- Grupo de Estimulação:
- Promover as competências de relacionamento interpessoal e autonomia;
- Aumentar o bem-estar e a participação social, até ao máximo potencial do cliente, nas competências sensoriais, motoras e de independência.
- Grupo de Atividades Estritamente Ocupacionais:
- Desenvolver/manter competências de transformação de matérias-primas em produtos finais, até ao máximo potencial do cliente. (p.e. execução de sacos, realização de cartões…)
- Promover as competências de relacionamento interpessoal e autodeterminação/autonomia;
- Aumentar o bem-estar, a cidadania e participação social, até ao máximo potencial do cliente. (p.e.treino social, socialização…)
- Grupo de Atividades Socialmente Úteis:
- Incentivar a integração de clientes, em formação em posto de trabalho e manter competências de transformação de matérias-primas em produtos finais, ou de prestação de serviços, dotadas de utilidade social, até ao máximo potencial do cliente, bem como a facilitação de possível transição para programas de integração sócio-profissional.