São objetivos da Resposta Social a promoção da:

  • valorização pessoal do individuo;
  • qualidade de vida nas suas diferentes dimensões;
  • participação plena e efetiva na sociedade.

 

Dadas as diferentes características dos clientes, estes foram divididos em três grupos de trabalho com objetivos diferenciados entre si:

  • Grupo de Estimulação:
    • Promover as competências de relacionamento interpessoal e autonomia;
    • Aumentar o bem-estar e a participação social, até ao máximo potencial do cliente, nas competências sensoriais, motoras e de independência.

 

  • Grupo de Atividades Estritamente Ocupacionais:
    • Desenvolver/manter competências de transformação de matérias-primas em produtos finais, até ao máximo potencial do cliente. (p.e. execução de sacos, realização de cartões…)
    • Promover as competências de relacionamento interpessoal e autodeterminação/autonomia;
    • Aumentar o bem-estar, a cidadania e participação social, até ao máximo potencial do cliente. (p.e.treino social, socialização…)

 

  • Grupo de Atividades Socialmente Úteis:
    • Incentivar a integração de clientes, em formação em posto de trabalho e  manter competências de transformação de matérias-primas em produtos finais, ou de prestação de serviços, dotadas de utilidade social, até ao máximo potencial do cliente, bem como a facilitação de possível transição para programas de integração sócio-profissional.