A ADAPECIL foi fundada por um grupo de pais e mais elementos da comunidade, empenhados em dar respostas adequadas às necessidades educativas das crianças inadaptadas da Lourinhã, assim como, sensibilizar a sociedade relativamente aos deveres de solidariedade, responsabilidade e de respeito pelos efetivos direitos das pessoas com deficiência.

Iniciou a sua atividade com a valência educacional em Setembro de 1981. Em 1993 abriu o Centro de Atividades Ocupacionais – CAO e em 2002, iniciou valência de apoio à inclusão no ensino regular – projeto “Preparar o Futuro”(PPF). Em 2013 foi acreditado como Centro de Recursos para a Inclusão (CRI), substituindo o PPF. Em 2015 foi constituído o EducadaMente.

Para concretizar os seus objectivos a Adapecil estabeleceu acordos com o Ministério da Educação, desde Setembro de 1981 e com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, desde 1993.

Porém, atendendo a que é objectivo a educação, reabilitação e integração sócio-profissional de crianças, jovens e adultos com deficiência, e como se pretende fazê-lo com a máxima eficácia, foram estabelecidas parcerias com a Câmara Municipal da Lourinhã e demais autarquias, com os Agrupamentos Escolares, empresas e com a população em geral para uma troca de experiências e saberes, mas também com o objectivo de angariar fundos que permitam fazer face às despesas que decorrem das atividades desenvolvidas.

A Adapecil dá resposta nas suas instalações a cerca de 50 alunos/clientes, dispondo de um corpo técnico formado por profissionais das áreas da psicologia, da educação especial e reabilitação, da terapia da fala, da terapia ocupacional, da fisioterapia e ainda por docentes (professor e educadora), monitores de atividades ocupacionais, auxiliar pedagógica de ensino especial e vigilante.