A valência educacional iniciou a sua atividade em setembro de 1981, garantindo o atendimento a alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente, com idades compreendidas entre os 6 e 18 anos, encaminhados pelas escolas do ensino regular.

A ADAPECIL possui um acordo de cooperação estabelecido com o ministério da educação, assegurando dessa forma todos os meios necessários a uma resposta adequada às necessidades dos alunos.

Todo o trabalho realizado na ADAPECIL pretende criar condições para que os alunos, de acordo com as suas capacidades, se possam tornar o mais independentes possível melhorando a sua qualidade de vida. Pretende-se privilegiar a vertente humana e incentivar o direito à diferença, para que os alunos vivam o mais possível, integrados na sociedade.
Os alunos da valência educacional usufruem dos diferentes espaços nas instalações da instituição consoante as atividades a desenvolver e previstas nos seus Currículos Específicos Individuais.

Para algumas atividades, utilizam-se os serviços disponíveis na comunidade, tais como, recintos desportivos, espaços culturais, entre outros.